segunda-feira, novembro 19, 2007

Eu sempre tenho medo de que o mercado ambiental não seja mais do que uma bolha, tal como a da internet, que estorou sem aviso prévio.

Existem alguns indícos:

  1. super-valorização das ações de empresas deste mercado, enquanto que as mesmas tem reportado prejuízo;
  2. comerciais de TV, promoções e campanhas de marketing de empresas relacionados com o meio ambiente - como esse do bradesco: dúvido que eles financiem um projeto com baixo retorno financeiro mas com alto retorno socio-ambiental;
  3. baixa rentabilidade de projetos ambientais: se os projetos dessem retorno decente e fossem viáveis por conta propria, não existiria Kyoto nem nenhum tipo de subsídio como os creditos de carbono;
  4. under-performance da maioria dos projetos geradores de creditos de carbono;
  5. alta burocracia, falta de dinamismo e falta de clareza e transparencia dos órgãos reguladores, instituições, governos e da própria ONU;

Enfim, espero que quando a moda passar, o mundo ainda tenha suficiente sobriedade e clareza para manter o que realmente é importante para que possamos seguir nosso caminho em direção a evolução da espécie, e quem sabe colonizar todo o universo.

3 comentários:

Folopo disse...

O mais importante nisso tudo acho que é isso ai que vc falou: o conhecimento que fica

Einstein cunhou muito bem a frase de que quando se abre a porta para um conhecimento não há caminho de volta.

E não há bolha que impeça isso (tb acho que muita água ainda vai passar, mas alguma coisa muito BOA vai ficar)
Tem que ficar! é assim que devemos pensar...
;)

regie disse...

Ja me fiz essa pergunta muitas vezes. Agora cuidar do meio ambiente é moda e quase ninguém faz sua parte. Imagina se o assunto esfriar? Mas estou com o amigo aí de cima...acho que nossos filhos vão crescer reciclando e andando de bicicleta, etc, etc, etc....
e se a gente não salvar o mundo, pelo menos vai torna-lo mais agradável até acabar.

regie disse...

Ja me fiz essa pergunta muitas vezes. Agora cuidar do meio ambiente é moda e quase ninguém faz sua parte. Imagina se o assunto esfriar? Mas estou com o amigo aí de cima...acho que nossos filhos vão crescer reciclando e andando de bicicleta, etc, etc, etc....
e se a gente não salvar o mundo, pelo menos vai torna-lo mais agradável até acabar.