domingo, abril 22, 2007

Feliz dia da Terra!

Para comemorar o dia da Terra, eu calculei minha Pegada Ecologica no site abaixo:

http://www.earthday.net/footprint

O resultado foi muito interessante:


Ele usam o conceito de "Hectare Global" (HAG), que é a medida normalmente usada para calcular a pegada ecológica das atividades do homem. Um HAG é um hectar teorico, no qual se tenta fotografar uma média ponderada do total da producao mundial e todas as terras produtivas no mundo, derivando tudo isso em apenas um "Hectar Global". Em 2002 a terra tinha 11,4 bilhoes de hectares produtivos (incluindo 2 bilhoes de hectares de oceano, e 9,4 bilhoes de hectares de terra). Um HAG é um hectar que representa a produtividade desses 11,4 bilhoes de hectares atualmente produtivos na terra.

O HGA tenta capturar o ponto de equilibrio da biocapacidade (a oferta) e também a demanda por aquela biocapacidade (nossa pegada ambiental). Devido ao fato que todo ano a humanidade cresce e também porque as terras usadas para determinado fim sofre variacoes, o nossos GHAs também mudam. O Hectare Global é normalizado anualmente de acordo com a media da terra e recursos hídricos produtivos de um determinado produto.

Hoje o planeta "oferece" 1,8 HAGs por pessoa, em outras palavras, fazendo a conta atras, para alcancar a produtividade atual e dividindo este numero pelo total de numeros de pessoas atualmente na terra, no ano de 2007 cada pessoa teria 1,8 HAGs.

Bem, como voces podem ver pelo resultado do meu teste, eu to bem acima da media global. Entretanto, creio que esses HAGs estao sendo bem empregados :-), por exemplo: minha pegada ambiental em transporte foi alta devido a quantidade grande de viajens que venho fazendo a trabalho, e nao pelo meu daily commuting para o trabalho - eu vou de van ou onibus. O item de produtos de consumo, nao entendi bem de onde saiu, ja que nao tem perguntas relacionadas.

Por pior que seja o resultado, é sempre bom saber qual o seu impacto ambiental, para tentar reduzi-lo, é como fazer dieta, né? tem que estar sempre olhando para a balanca. Assim temos como monitorar nosso progresso.

Bom feriado para todos!

2 comentários:

Alexandre disse...

gostei tb!
já vou incluir na relação de blogs indicados!

abraço!
alex
http://ises-do-brasil.blogspot.com/

Eder Bruno disse...

Parabéns pelo seu blog, gostei bastante... já vou linká-lo!

saudações sustentáveis

parabéns