segunda-feira, abril 09, 2007

Qual a fonte de alimentos para o ser humano que cause o menor impacto ambiental?

Pergunto isso levianamente, pois nao quero entrar na discussao "o ser humano esta super-populando o mundo". Existe sim um modelo alimentar simbiotico a natureza que cause a menor pegada ambiental possivel.

Quando falamos de alimentacao, logo falamos do Uso da Terra: LULUCF ("Land-Use, Land-Use-Change and Forestry") para os iniciados. Esta sigla extranha tenta capturar dentro de seu signifcado todas as alteracoes na terra e no solo e no seu entorno. Temos que considerar o uso prévio da terra, antes da atividade humana se instalar, para nao degradar as condicoes de sustentabilidade e biodiversidade do micro-bioma.

Mais LULUCF aqui: http://unfccc.int/methods_and_science/lulucf/items/1084.php

Se a atividade humana esta acontecendo em solos ja previamente degradados, menos mal, pois assim pode-se recuperar grandes pedacos de terra. Se a coisa for bem feita, pode-se recuperar nutrientes, e mesmo evitar a erosao e gerar uma fonte de emprego e de valor para a sociedade em geral. o CO2 que as plantas absorvem durante o processo de fotossintese pode se tranformar em CERs, VERs e outros securities ambientais.

Entretanto muitas vezes vemos acontecer como em Mato Grosso. Quem tem a oportunidade de sobrevoar de Cuiabá a Sinop, poderá ver o mar de soja que tomou conta do espaco ocupado previamente pelo mato grosso do Mato Grosso. Dói profundamente no coracao.

Abaixo envio o indice de desmatamento do Mato Grosso nos ultimos anos:






Mais sobre o Desmatamento aqui: http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=161681&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=185

Essa discussao é larga, e nao pretendo termina-la com esse post.

Até logo!

Nenhum comentário: