terça-feira, maio 01, 2007

Oi Pessoal,

bom dia do trabalho para tod@s!

A TNC está com uma calculadora de impacto ambiental, ou Pegada Ambiental como se costuma dizer por aí. Acessem a calculadora no site da TNC.

Essa calculadora da o resultado de seu impacto ambiental em uma unidade chamada "Toneladas de CO2-equivalente por ano". Uma Toneladas de CO2-equivalente (tCO2e) é uma medida que tenta capturar as emissoes de gases de efeito estufa (GHG) equivalentes a 1 tonelada de Dioxodo de Carbono (CO2). Para calcular essa equivalencia, existe uma tabela com os GWPs (Global Warming Potential: Potencial de Aquecimento Global) de cada gás que provoca o efeito estufa, sendo que o CO2 é o principal desses gases do mundo, e o GWP do CO2 é igual a 1. Portanto, uma tonelada de CO2 = 1 tCO2e.

Abaixo envío os resultados da calculadora da TNC para toda a minha familia, de 5 pessoas (sendo que nessa simulacao, eu vivo na California que tem a matriz energética muito mais suja que a Brasileira):




Segundo a calculadora, minha familia contribui com 60 tCO2e / ano. Isso quer dizer que por conta de nossos habitos de vida, a cada ano poluimos a atmosfera com uma quantidade de gases equivalente a 60 toneladas de CO2.

Diferente da calculadora do Dia da Terra que dava o seu resultado em HAGs (Hectares Globais), esta calculadora captura a pegada ambiental em relacao ao efeito estufa. Na verdade, existem diversas maneiras para calcular nosso impacto ambiental na terra. Cada qual enfoca em uma dimensao diferente do problema. Entretanto, o maior risco ambiental que estamos correndo hoje em dia é em relacao ao efeito estufa, que de fato poe em risco a sobrevivencia de nossa especie, e pode levar a nossa extincao como especie dominante.

Nenhum comentário: